Sorriso lindo é sorriso saudável!




A maioria das crianças não é muito fã de escovar os dentes. É comum o chororô, fugas e certa (ou muita!) resistência nessa hora. Mas, como todos os hábitos da criança, a adaptação à prática da higiene bucal também vai depender de como os adultos introduzem a rotina, criam o clima e – muito importante – dão o exemplo.

A higiene bucal deve começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. Isso mesmo! Uma gaze e um pouquinho de água filtrada vão tirar resíduos de leite e papinha da boca do bebê. Mais tarde, com o nascimento dos dentinhos, a escova de dente entra em cena e o hábito deve ser seriamente introduzido na vida da criança. Mas, seriamente não quer dizer desagradavelmente. O ideal é que se crie uma atmosfera prazerosa pra hora da escovação!




Uma dica importante é que se compre duas escovinhas: uma para ficar em mãos dos pequenos e outra pra ser manipulada pelo adulto. Dessa forma, os dois podem se revezar na tarefa. A criança treina a prática da escovação e desenvolve a coordenação motora e a mamãe ou papai fazem a escovação pra valer. E é bom deixar a criança fazer do jeitinho dela primeiro

Outra super dica é deixar os pequenos escovarem os dentes de bonecas e bonecos! Eles vão se sentir na responsabilidade com o outro e também vão se divertir com a tarefa. É interessante também introduzir musiquinhas e histórias nessa rotina, pra criarem um clima descontraído pro momento. 

Assim, aquele sorriso gostoso e contagiante também vai ser um sorriso sempre saudável