Já pra fora criançada!!



Que tal colocar a garotada pra fora de casa nessas férias? Pois ideias não faltam, afinal, você provavelmente passou as suas se divertindo com mil e uma brincadeiras pela rua, pelo play ou pelo condomínio. 

Então, é só relembrar os velhos e bons tempos, e incentivar a criançada a desligar os aparelhos eletrônicos e ir suar a camisa por aí. No início pode ser que você até tenha que forçar uma barra, mas, acredite, eles não vão se arrepender. 

Quer umas dicas pra refrescar a memória? Então aí vai!! 

1. Caça ao Tesouro



Escolha um lugar para enterrar (esconder) o tesouro. Crie uma lista de pistas para ajudar os caçadores e exploradores a chegarem até o objeto escondido. Tente pistas como: 

- Na árvore com um laço amarrado, vire para a esquerda e dê dez passos
ou
- Siga em direção à piscina. Chegando lá vire para a direita e siga em frente até chegar no escorrega do parquinho; Olhe em baixo do escorrega
ou
-Quando chegar no portão da frente, olhe pra direita e ande 20 passos
ou
-Vire para trás dê 5 passos e abra a caixa do correio

Esses são exemplos aleatórios de lugares! Use direções, distâncias e locais que existam no espaço que estiverem usando. Se for um espaço público aberto, por exemplo, você pode usar postes, casas, canteiros, coisas que tenham cores chamativas como referência. Vale tudo! Contando que a brincadeira seja em local seguro!


2. Alerta

Um dos participantes deve pegar uma bola e jogar pra cima, gritando o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve correr pra pegar a bola e gritar “alerta”. Enquanto faz isso os demais jogadores tentam fugir o mais longe que puderem. Quando ouvem o grito de alerta imediatamente deverão parar onde estão. O jogador que gritou dá 3 passos tenta acertar a bola em um dos outros participantes. Se acertar, a pessoa atingida será a nova pessoa a jogar a bola e chamar o nome de alguém, caso contrário, quem tentou acertar que joga a bola.


3. Corrida de Cadarços



Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha a dupla que voltar primeiro.


4. Pique Bandeira

Competição entre duas equipes, onde cada uma tem seu campo, com uma bandeira no final desse. O objetivo é invadir o campo adversário e pegar a bandeira sem ser tocado por ninguém do time adversário. Cada integrante que invade o campo do outro tentando o ultrapassar, e é pego, fica congelado no lugar e só pode se mover de novo se alguém do próprio time encostar nele e salvá-lo. 


5. Amarelinha



Os participantes devem demarcar um trajeto no chão e o objetivo é chegar ao final deste trajeto, porém para dificultar o jogo, um obstáculo é posicionado no meio do trajeto. A pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A seqüência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta. Desenha-se no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o “Céu”. Antes da casa número 1, outra meia-lua: o “Inferno”. Começa a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pula a casa 1 e vai passando todas as outras casas. O objetivo do jogo é passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorna do mesmo jeito, só que, dessa vez, tem que parar antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixar para pegar a pedrinha e pular em direção ao início do jogo.