A importância do soninho!

Não é só o humor e a disposição das crianças que se altera dependendo de uma noite bem ou mal dormida. A saúde em geral é afetada – inclusive o peso. As horas de sono e descanso são essenciais para permitir ao corpo, ao cérebro, aos músculos e até mesmo células dos pequenos tenham reserva de energia para se desenvolverem e se reorganizarem. 




A falta de uma boa noite de sono pode acarretar, portanto, em um desenvolvimento mais lento ou prejudicado. Inclusive no que diz respeito ao peso da criança: estudos indicam que crianças que dormem menos do que o necessário na infância são mais propensas a se tornarem adultos obesos. 

Isso porque os pesquisadores dizem que uma noite de sono ruim provoca a diminuição de dois hormônios importantes: a leptina, responsável pela saciedade, e o GH, que auxilia na formação dos músculos e queima de gorduras. Se não bastasse tudo isso, dormir pouco faz com que o cérebro libere (exageradamente) a grelina, hormônio que desperta a vontade de comer, e o cortisol que, pela manhã, vai estimular (ainda mais) a ingestão de alimentos.

Portanto, é bom ficar atento para as sonecas dos pequenos!