Harmonia entre irmãos!

Se você tem mais de um filho sabe que nem sempre é fácil saber lidar com os ânimos e personalidades de várias crianças dentro de casa. E, às vezes, rola aquela dúvida de como agir para não tornar nenhuma situação desigual ou injusta para nenhuma das partes. Educar não é nada fácil. Educar mais de um ao mesmo tempo, menos ainda!

Seguem então algumas dicas de ações e ideias que podem ajudar nas horas delicadas de lidar com a relação entre os pequenos!




Na hora das brigas, cuidado para não defender (sempre) o caçula com a ideia de que ele é mais frágil e exigir que o mais velho tenha sempre uma “postura exemplar”. Deixe que eles se entendam, se a discussão não tiver chegado à agressão. É importante que aprendam a resolver o problema sozinhos (até certo limite!).

Para estimular a união e o cooperativismo entre irmãos, crie situações para que eles trabalhem em equipe, como jogos ou brincadeiras, procurando sempre trata-los com igualdade e mostrando como eles podem ser parceiros. 

E cuidado sempre, sempre, com as comparações. Reserve um tempo para ficar com cada filho. Quando estiver com um, não fale tanto sobre o outro. Faça com que cada filho saiba o que seus irmãos apreciam ou admiram nele.




E quando se tratam de meninos e meninas na mesma casa, procure não dividir os brinquedos, nem mesmo por sexo: eles vão exercer papéis e aprender a dividir. Se precisar de ajuda para arrumar a casa ou fazer serviços domésticos, por exemplo, peça aos dois com a mesma frequência.