Para inspirar e servir de exemplo!

Sabemos que a educação em outros países pelo mundo está bem à frente do que vemos por aqui. Mesmo em escolas particulares, ainda há muito o que aprendermos com os exemplos que vemos em cidades que dedicam tempo e investimento para construírem um espaço mais adequado para os pequenos e um ambiente que favoreça o desenvolvimento pleno das crianças - além de darem atenção à questões ambientais. É bom conhecermos o que se cria por aí, para que, um dia, possamos lutar para colocar em prática para nossos pequenos. 

Quer conhecer alguns bons exemplos? 




A escola Vittra Telefonplan fica localizada em Estocolmo, na Suécia. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Rosan Bosh. Nesta escola foi criado um projeto que estimula o aprendizado e novas experiências, no intuito de auxiliar a autodescoberta por parte dos jovens. O espaço não possui salas de aula, os móveis são coloridos e ergonômicos e a divisão dos espaços é feita de acordo com a necessidade do estudante, existem diferentes locais para: quem quer se concentrar; descobrir e explorar cores, processos em grupos e um palco para os alunos apresentarem suas descobertas. Esse projeto pedagógico diferenciado está fazendo sucesso, agora já são 30 unidades pelo país.




O Australian Technical College, em Queensland, na Austrália, foi desenhada por Spowers, um escritório de arquitetura cujo foco é em design sustentável. Seu grande diferencial é que ela está localizada em um lugar de calor extremo, mas não utiliza ar condicionado. Como é possível? Todo o ambiente é resfriado através de um canal subterrâneo, que traz ar fresco e natural para dentro do edifício. Além disso, clarabóias no teto fazem com que a luz do sol entre com grande facilidade no prédio, assim a necessidade de utilizar luz artificial é minimizada.




Makoko Floating School, em Makoko, na Nigéria é uma estrutura flutuante, a fim de garantir que crianças pudessem ter aulas regularmente e com segurança, independente das enchentes constantes na região. A estrutura flutua em cima de 256 tambores reaproveitados e conta até com playground. Para não depender da água e da luz em terra firme, foram implantados painéis solares e um sistema de captação e filtragem da água usada nos banheiros.




Esta escola japonesa, a Loop Kindergarten, em Tóquio, foi desenvolvida pelo SAKO Architects. A estrutura não possui quinas, o prédio foi todo construído com base em círculos, incluindo as janelas, e a escola é divida por um esquema de cores, são 18 tons diferentes que indicam aos alunos os diferentes ambientes. Vale destacar que as salas de aula do jardim de infância ficam ao redor do pátio e embaixo dele existe um espaço multiuso, com três átrios que se conectam à rua e garantem a iluminação natural do ambiente.

Belos exemplos para nos estimularem a fazer sempre melhor por nossas crianças!