Perdendo o medo do médico


É normal que as crianças tenham receio de fazer visitas ao médico. Afinal, muitas vezes quando vão não estão se sentindo bem e isso já é uma associação não muito positiva. Portanto, cabe ao papai e à mamãe amenizar essa sensação e transformar a visão que os pequenos têm do consultório médico. 

E para isso, existem algumas ações que podem contribuir. Por exemplo, a calma dos adultos. Na hora de levar os pequenos ao médico, demonstrem tranquilidade, não passem o seu estresse e agitação para eles, porque eles absorverão e ficarão nervosos também.




Outra boa tática é explicar à eles como funciona, o que vai acontecer, de forma natural. Falar como é o lugar, o que irá possivelmente acontecer lá, como é o médico, ambientar a criança para que ela já entenda o ambiente como familiar. 

Funciona também colocar-se como exemplo. Contar de suas visitas ao médico, como você encarou as situações – e como elas tiveram resultados positivos. 

E, o mais importante: não minta, seja honesto. A perda de confiança pode arruinar todas as próximas tentativas de consultas sem pânico!