A luta contra o sono!

Muitas crianças tem resistência na hora de dormir. Recusam, lutam contra o sono, fogem, ficam agitadas. Isso é um comportamento comum nos pequenos, mas que deixam papais e mamães bastante preocupados e, principalmente, cansados com a missão de convencê-los de que o dia acabou.

Uma pesquisa do Laboratório do Sono da Universidade Federal de São Paulo apresentou, então, dicas valiosas para contornar as brigas e desgastes com a criançada na hora de dormir.




Confira, aprenda e pratique!

- O ritual começa bem antes da hora de fechar os olhos, no fim da tarde, por volta das 18h: é hora de desacelerar.

- Ofereça o jantar por volta desse horário ou três horas antes de a criança ir para a cama. Se os pais não estiverem em casa, outra pessoa pode tomar conta da tarefa.

- Evite deixar que as crianças assistam a desenhos de terror ou drama à noite ou joguem games com o mesmo tema. O ideal é que computador e TV não façam parte da mobília do quarto delas. Eles são estimulantes!

- Duas horas antes da hora da criança dormir, desligue a televisão ou o computador. Em vez disso, que tal brincar com ela? Alguma brincadeira mais calma é uma boa pedida.

- Melodias tranquilas preparam a criança para dormir. Na hora do sono, porém, pode-se desligar o aparelho, porque o silêncio é bom para o sono sereno.




- Antes de ir para o quarto, um banho morno ajuda a relaxar.

- Se eles tiverem fome antes de dormir, ofereça comidas leves, como um leite com biscoito, frutas ou barras de cereal.

- A leitura é um bom hábito para toda a família, antes de dormir. Acalma os pequenos e ainda aproxima pais e filhos.

- Depois, deixe as crianças no quarto, seja na cama ou no berço, sozinhas. Se reclamarem, os pais podem ficar por ali até que peguem no sono. A presença transmite segurança e, com o tempo, elas vão aprender a adormecer sem vocês por perto.

- O ambiente deve ser silencioso, escuro e fresco.

- Além de dar segurança à criança que tem medo de escuro, a luz de cor azul tem efeito calmante. Mas para as que não se importam, o melhor é apagar todas as luzes.

- Outra coisa que deixa os pequenos mais tranquilos é o chamado objeto de transição, que pode ser um boneco de pano, bicho de pelúcia ou uma fralda, para eles segurarem ou terem por perto.

- Um beijo de boa-noite simboliza que o dia acabou.

- Essa rotina deve ser seguida diariamente. O ideal é que as crianças sejam colocadas para dormir e acordem sempre no mesmo horário