Pequenos economistas

A maneira como percebemos, entendemos e assimilamos questões na infância influenciam nossa percepção de mundo na vida adulta, como apontam diversos especialistas em desenvolvimento infantil. Portanto, as informações oferecidas aos pequenos devem ser feitas pensadas com cuidado

Portanto, é muito importante e saudável que as crianças, desde pequenas, sejam estimuladas a praticarem ações que terão impacto positivo em suas vidas adultas. Como a arte de economizar, por exemplo. Saber a importância, o valor do dinheiro quando pequeno, é essencial para que elas cresçam conscientes da relação esforço/recompensa financeira (além de outras em outros momentos, é claro!). 




Para isso, algumas coisas podem ser praticadas e ensinadas: fazer os pequenos guardarem dinheiro para algo que queiram adquirir ou fazer. Isso pode ser incentivado com um cofrinho que deve ser “alimentado” regularmente por eles. Mesadas ou semanadas também servem para fazê-los entender que o dinheiro deve ser calculado e planejado para não acabar antes da hora. E, até mesmo, combinar tarefas, como “trabalhos” para os maiorezinhos que querem fazer uma “renda extra” com algum objetivo, para que aprendam também a assumir responsabilidades para alcançarem o que desejam. 




Porque é através de pequenos gestos que os pequenos entendem como funciona o mundo. E como fazer para administrar suas necessidades nessa dinâmica complexa que é o mundo. Agora, no futuro que os aguarda.